Cuidado com o que você tolera

Published by

on

Preste atenção na seguinte frase: “Cuidado com o que você tolera, pois você está ensinando aos outros como eles devem agir com você”.

À primeira vista, o que parece chamar a atenção é o fato de você se empoderar e parar de tolerar certas coisas. Mas a frase esconde uma ideia muito mais importante: A de que as pessoas podem ser ensinadas a lidar com você. Quando alguém faz algo que lhe desagrada, é a sua postura que vai sinalizar ao outro qual o impacto que aquilo teve, se lhe agradou ou não. Apesar disso, por vezes podemos deixar de fazer isso com medo de uma resposta que nos desagrade, ou que afaste a outra pessoa de nós. Queremos fingir que aquilo não nos afeta e que a pessoa “só está em um dia ruim, uma semana ruim, um mês ruim”.

 Sabe qual a parte mais importante de consequenciar adequadamente um comportamento que lhe de desagrada? É que você está dando a chance de aquela pessoa melhorar o comportamento dela em relação a você. Está deixando claro quais são os seus limites. É muito fácil tratar alguém como um doce se sabe que ela vai ficar poucas semanas na sua vida, se seu objetivo é tirar algum proveito e ir embora. Agora, falar a verdade, ser honesto quando lhe machucam e mudar sua postura é muito mais justo, e ainda demonstra que você quer muito que a sua relação com aquela pessoa possa durar e ser cada vez melhor.

 Não estou falando aqui de reclamações constantes e infundadas, mas de honestidade quanto ao que sentimos. Vejo pessoas se queixando constantemente do comportamento de seus parceiros e amigos, sofrendo calados com coisas que não aturariam de outras pessoas, mas não agem de acordo pois temem perde-las. Ninguém gosta de cortar contato com pessoas importantes, de fechar a porta na cara de alguém sabendo que pode ser para sempre, mas todos nós nos devemos o direito de expressar qual é o nosso limite, caso uma conversa ou uma mudança de postura não mude o comportamento de outra pessoa. Sempre acreditei que relacionamentos interpessoais são aprendizados constantes. Além disso, uma vez que não existe uma pessoa absolutamente perfeita, que adivinhe o que queremos o tempo todo, precisamos aprender a identificar quais são os limites e necessidades do outro e ensiná-lo sobre os nossos.

Da próxima vez que alguém lhe desagradar experimente expressar isso em palavras, e, se já tiver deixado bem claro, mude sua postura. Você deve isso a si mesmo e deve isso aos outros.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started