Gatos e Mídias Sociais: A busca incessável por perfeição

Published by

on

Milhões de gatos. Esse é o nome de um livro escrito na década de 1920 sobre um senhor idoso que resolve ir em busca de um gatinho para sua esposa solitária. Ele parte em sua jornada com o objetivo de encontrar o gato mais lindo, fofo e perfeito de todos.

Logo o senhor descobre que isso não será uma tarefa fácil. A cada estrada, cada colina ele encontra dezenas, centenas de gatinhos, e cada vez que ele toma uma decisão sobre um gatinho, logo outro mais bonitinho aparece, fazendo com que ele mude de ideia. Essa dinâmica ilustra o que vivemos hoje em dia nas redes sociais. A cada foto no feed, para cada pessoa que visualizamos e prendemos nossa atenção, dez, vinte outras aparecem brevemente, ocupando o posto de mais bonitas ou mais interessantes. Isso paralisa nossa tomada de decisões, porque agora os parâmetros são muito mais complexos, e comparamos as pessoas que conhecemos nas redes sociais a centenas e milhares de outras presentes nessas plataformas.

Na época dos nossos pais e avôs, as opções eram limitadas a pessoas do cotidiano. Pessoas em seus empregos, na escola, com seus cabelos embaraçados pela manhã. Agora as conhecemos em suas melhores fotos, vitrines impecáveis de versões muitas vezes fabricadas para atrair atenção, mas não refletem nenhuma autenticidade. Então esperamos pelo gatinho perfeito, receosos de aproximações e tentativas com outros que não consigam atingir as expectativas já criadas.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started